sábado, 9 de março de 2013

Esse É O Meu Último Cigarro

"Esse é o último cigarro da minha vida", foi o que ela me disse na noite mais quente do ano. Conversamos sobre seu avanço nas aulas de violão e sobre como sonhávamos em abrir um restaurante no meio do mato.
[Não foi o seu último cigarro.]

"Esse é o último cigarro da minha vida", foi o que ela me disse assim que entrou em casa. Contou que havia encontrado com dona Flávia no elevador e que ela fez questão de comentar que depois de trinta e dois anos de vício total e absoluto, tinha resolvido parar de fumar. Alertou que não estava sendo fácil pois substituiu o cigarro pelo doce ("balas sete belo"!) e consequentemente havia passado do manequim 36 para o 40.
[Não foi o seu último cigarro.]

"Esse é o último cigarro da minha vida", foi o que ela me disse depois de chorar por quinze minutos seguidos. Tinha jurado que nunca mais assistiria uma comédia romântica no cinema pois além de incentivar a produção de filmes vazios logo de cara na bilheteria, ela não conseguia acreditar numa história de amor que independente do que acontecesse no durante, teria o seu "happy ending"garantido. Era uma farsa.
[Não foi o seu último cigarro.]

"Esse é o último cigarro da minha vida", foi o que ela me disse às sete horas da manhã enquanto se preparava para a sessão de meditação em grupo que começaria às oito no Largo do Machado. Acordou às seis, preparou um suco de laranja e seu clássico pão na chapa com manteiga e numa alegria estranhamente contagiante comentou que pararia de fumar pois tinha encontrado um "passatempo" tão delicioso quanto: a meditação.
[Não foi o seu último cigarro.]

"Esse é o último cigarro da minha vida", foi o que ela me disse após terminar de plantar sua última semente de girassol no jardim improvisado que construiu no parapeito da janela. Me contou que o girassol era sem dúvida sua flor favorita. Era majestosa e profunda apesar de não esbanjar um aroma único e invasivo como o do cigarro, por exemplo.  Me disse também que na medicina natural, suas flores e folhas são usadas para acelerar o processo de cicatrização, além de combater doenças pulmonares.
[Foi de fato o seu último cigarro.]

Nenhum comentário:

Postar um comentário